Paraskavedekatriaphobia ???

Não se assustem, essa palavra não é nenhum palavrão, pelo menos não no sentido literal da palavra.

Essa palavra significa o medo irracional e incomum da Sexta-Feira 13, isto é, fobia de Sexta-Feira 13.
A Sexta 13 é considerada popularmente como sendo um dia de azar, onde todo cuidado é pouco para os supersticiosos
Toda essa superstição em torno da Sexta-Feira 13 não tem uma origem exata, existem várias teorias a respeito.
Uma das possibilidades é que ela pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, Sexta-Feira quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França e os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, torturados e executados por heresia.
Outra está no fato de que Jesus Cristo pode ter sido morto numa Sexta-Feira 13 e que também na Santa Ceia havia 13 pessoas, sendo que 2 delas morreram em seguida, tragicamente.
Existem também a possibilidade desta superstição ter nascido de duas lendas da Mitologia Nórdica
Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki o espírito do mal e da discórdia apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.
Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Na segunda a deusa do amor e da beleza, Friga foi transformada em bruxa quando tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
Há também a crença no Demônio do Medo, Barbas que tenta a todo custo vir para este mundo. Diz a lenda que a cada 1300 anos do calendário solar ele ganha uma chance de retornar, se matar 13 bruxas na segunda Sexta-Feira 13 do ano. Mas não é qualquer ano de 2 Sextas-Feiras 13 que possui essa propriedade e sim um ano que tenha também a Lua Azul, é este o ano que o Demônio do Medo tem a sua chance e isso só ocorre de 1300 em 1330 anos.

0 comments: